Pular para o conteúdo principal

Lúcifer o anjo caído

 

Neste artigo, exploraremos a origem de Lúcifer, o anjo caído, sua queda do céu e o impacto que teve na cultura e na espiritualidade ao longo dos séculos.

O nome "Lúcifer" deriva do latim, significando "portador da luz". Na tradição cristã, ele é frequentemente associado a um anjo de alta estatura, criado por Deus como uma das mais belas e poderosas criaturas celestiais. A Bíblia, embora não mencione Lúcifer diretamente, faz referências a ele em passagens como Isaías 14:12-15, onde se fala da queda de um ser que desejava ser igual a Deus. Essa passagem, interpretada ao longo dos séculos, levou à identificação de Lúcifer como o anjo que se rebelou contra o Criador.

Veremos o que diz na Sagrada Escritura como citado em Isaías 14, de 12 a 15:

“Então! Caíste dos céus, astro brilhante, filho da aurora! Então! Foste abatido por terra, tu que prostravas as nações!

13 Tu dizias: Escalarei os céus e erigirei meu trono acima das estrelas. Assentar-me-ei no monte da assembléia, no extremo norte.

14 Subirei sobre as nuvens mais altas e me tornarei igual ao Altíssimo.

15 E, entretanto, eis que foste precipitado à morada dos mortos, ao mais profundo abismo”.

A narrativa da queda de Lúcifer é uma história de orgulho e ambição desmedida. Segundo a tradição, Lúcifer, em sua beleza e poder, começou a questionar a autoridade de Deus. Ele desejava ser adorado e, em sua busca por poder, convenceu outros anjos a se unirem a ele em sua rebelião. Essa rebelião celestial culminou em uma batalha épica entre os anjos leais a Deus e aqueles que seguiram Lúcifer.

No Livro de Ezequiel da Sagrada Escritura no Capítulo 28, de 12b a 19 menciona o Anjo Querubim que foi derrotado por seu orgulho, era Lúcifer:

“Eis o que diz o Senhor Javé: Eras um selo de perfeição, cheio de sabedoria, de uma beleza acabada.

13 Estavas no Éden, jardim de Deus, estavas coberto de gemas diversas: sardônica, topázio e diamante, crisólito, ônix e jaspe, safira, carbúnculo e esmeralda; trabalhados em ouro. Tamborins e flautas, estavam a teu serviço, prontos desde o dia em que foste criado.

14 Eras um querubim protetor colocado sobre a montanha santa de Deus; passeavas entre as pedras de fogo.

15 Foste irrepreensível em teu proceder desde o dia em que foste criado, até que a iniqüidade apareceu em ti.

16 No desenvolvimento do teu comércio, encheram-se as tuas entranhas de violência e pecado; por isso eu te bani da montanha de Deus, e te fiz perecer, ó querubim protetor, em meio às pedras de fogo.

17 Teu coração se inflou de orgulho devido à tua beleza, arruinaste a tua sabedoria, por causa do teu esplendor; precipitei-te em terra, e dei com isso um espetáculo aos reis.

18 À força de iniqüidade e de desonestidade no teu comércio, profanaste os teus santuários; assim, de ti fiz jorrar o fogo que te devorou e te reduzi a cinza sobre a terra aos olhos dos espectadores.

19 Todos aqueles que te conheciam entre os povos ficaram estupefatos com o teu destino; acabaste sendo um objeto de espanto; foste banido para sempre!”

A derrota de Lúcifer e seus seguidores resultou em sua expulsão do céu. Eles foram lançados à Terra, onde Lúcifer se tornou Satanás, o adversário de Deus e da humanidade. Essa transformação de um anjo de luz em uma figura sombria simboliza a luta eterna entre o bem e o mal, a luz e a escuridão.

Na passagem bíblica do Livro de Apocalipse 12, de 7 a 8 narra essa batalha que houve no Céu e a divisão entre o bem e o mal:

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate,

8 mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles.

9 Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos”.

Satanás então, foi lançado na terra com seus anjos decaídos que escolheram o mal, o orgulho, a rebelião contra Deus, o criador. E essa luta continua contra os filhos de Deus, os filhos da luz, mesmo que eles saibam que já são derrotados, persistem em aumentar seu número de rebeldes caídos, e assim perder almas no fogo eterno.

Por essa batalha ser constante, uma luta diária, então precisamos muito da ajuda e proteção dos Santos Anjos, os Anjos de Deus e o glorioso Príncipe da milícia celeste, São Miguel Arcanjo, que combate com seus Anjos a nosso favor, em defesa dos filhos amados de Deus.

Convido você a conhecer e se inscrever no Canal Anjos de Deus @devocaoaosanjos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Envio dos Anjos

  Na Bíblia tem várias passagens que fala que Deus envia Seus Anjos para socorrer um escolhido ou um povo eleito.  Vamos fazer a Oração do Envio dos Anjos de Deus para que eles venham em nosso socorro, em nosso auxílio: Eterno Pai, que criaste tudo no céu e na terra para Vossa glória e louvor, nós Vos agradecemos, pois nos criastes e nos concedestes a grande dignidade de sermos Vossos filhos, e nos confiastes à proteção e guia dos Santos Anjos, nossos irmãos celestes. Eis, juntamente com eles, estamos ajoelhados diante de Vós para consagrar-Vos todo o nosso viver e agir, e Vos pedimos que nos concedais o poderoso auxílio de Vossas primeiras criaturas. Assim, por eles guardados e guiados, poderemos, neste tempo, persistir e cumprir a nossa missão. Por isso, mandai-nos aqueles - que Vosso amor criador pensou. Mandai-nos aqueles - que o sopro de Vossa boca criou primeiro. Mandai-nos aqueles - que nunca Vos foram infiéis. Mandai-nos aqueles - que no princípio lançaram Satanás no ...

Indulgência Plenária de final de ano e começo do ano

  Como obter indulgência plenária no último dia do ano e no primeiro dia do ano? A constituição apostólica diz que, “para adquirir a indulgência plenária é preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice (1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória). “As três condições podem ser preenchidas em dias diversos, antes ou após a realização da obra prescrita; mas convém que a comunhão e a oração nas intenções do santo Padre, o Papa, se façam no mesmo dia em que se faz a obra”. O “Manual das Indulgências” diz que “concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar o hino Te Deum (A Vós, ó Deus) em ação de graças, e será plenária, quando recitado em público no último dia do ano”. Diz também que “concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar devotamente o hino Veni Creator (Ó vinde, Espírito Criador). A indulgência será plenária no dia primeiro de janeiro e na soleni...

São Gabriel, força de Deus

São Gabriel é o Anjo do anúncio da revelação divina, seu nome significa “homem forte de Deus” ou “força de Deus” ou “emissário do Senhor”. Ele se dá a conhecer na Sagrada Escritura no Livro de Lucas 1,19 : “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova” . São Gabriel Arcanjo traz em suas mensagens a boa notícia, vindo da parte de Deus, traz a alegria, é aquele que traz a revelação divina que vem transformar a vida de quem a recebe e alegrar seu coração com tão grande graça de Deus.  Continuando em São Lucas 1, 26 - 30 o Anjo Gabriel vem revelar a grande notícia, a feliz notícia a Virgem Maria sobre o nascimento de Jesus, o filho do Altíssimo, o nosso salvador. Neste trecho do Livro de São Lucas 1 destaco os versículos 30 e 37, respectivamente: 30 “O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus ”. 37 “ Porque a Deus nenhuma coisa é impossível ”. No versículo 30 o Anjo Gabriel fala para a Virgem Maria n...