Pular para o conteúdo principal

Indulgência Plenária de final de ano e começo do ano

 

Como obter indulgência plenária no último dia do ano e no primeiro dia do ano?

A constituição apostólica diz que, “para adquirir a indulgência plenária é preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice (1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória).

“As três condições podem ser preenchidas em dias diversos, antes ou após a realização da obra prescrita; mas convém que a comunhão e a oração nas intenções do santo Padre, o Papa, se façam no mesmo dia em que se faz a obra”.

O “Manual das Indulgências” diz que “concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar o hino Te Deum (A Vós, ó Deus) em ação de graças, e será plenária, quando recitado em público no último dia do ano”. Diz também que “concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar devotamente o hino Veni Creator (Ó vinde, Espírito Criador). A indulgência será plenária no dia primeiro de janeiro e na solenidade de Pentecostes, se o hino se recitar publicamente”.

Ocorre que, no Sacramento da Confissão, a absolvição recebida elimina a culpa do pecado e a pena eterna que o pecado mortal acarretaria, mas não elimina a pena temporal exigida pela justiça divina: ela permanece e precisa ser satisfeita nesta vida ou no Purgatório.

Explicando melhor: o pecado tem duas consequências, a culpa e a pena. A culpa é perdoada na confissão; a pena, que é a desordem que o pecado provoca no pecador, na Igreja e nos outros, e que precisa ser reparada, é eliminada pela indulgência que pode ser plenária (total) ou parcial.

O que a indulgência plenária faz é eliminar a necessidade da pena temporal no Purgatório, devolvendo a alma ao estado de pureza do dia do batismo. Dito de outra forma: se um fiel morresse logo após receber a indulgência plenária, seguiria diretamente para o Céu.

A Igreja Católica tem autoridade para disponibilizar indulgências plenárias porque a recebeu diretamente de Cristo, que declarou ao primeiro Papa, São Pedro, que “tudo o que ligares na terra será ligado no céu”.

No dia 31 de dezembro, último dia do ano civil, a Igreja concede Indulgência Plenária a todas as pessoas que participarem da Santa Missa e rezarem ou cantarem o “Te Deum” em ação de graças, e o dia 1º de janeiro o “Veni Creator”, ambos publicamente.

As condições habituais são:

- Confessar rejeitando todos os pecados: (a confissão vale para os dois dias);

- Comunhão eucarística: é necessária uma comunhão para cada indulgência;

- Rezar nas intenções do Papa Francisco: 1 Pai-nosso e 1 Ave-Maria, e ainda, o fiel pode acrescentar outras orações conforme sua piedade e devoção. 

- Exclusão de qualquer apego ao pecado, mesmo venial, quer dizer rejeitar todo tipo de pecado do mais leve ao mais grave.

Segue abaixo as orações do Te Deum e do Veni Creator:

Te Deum: “A Vós, ó Deus, louvamos”

A vós, ó Deus, louvamos,

a vós, Senhor, cantamos.

A vós, eterno Pai,

adora toda a terra.

A vós cantam os anjos,

os céus e seus poderes:

Sois Santo, Santo, Santo,

Senhor, Deus do universo!

Proclamam céus e terra

A vossa imensa glória.

A vós celebra o coro

glorioso dos Apóstolos.

Louva-vos dos Profetas

A nobre multidão

e o luminoso exército

dos vossos santos mártires.

A vós por toda a terra

Proclama a Santa Igreja,

Ó Pai onipotente,

de imensa majestade.

E adora juntamente

O vosso Filho único,

Deus vivo e verdadeiro,

e ao vosso Santo Espírito.

Ó Cristo, Rei da glória,

do Pai eterno Filho,

nascestes duma Virgem,

a fim de nos salvar.

Sofrendo vós a morte,

da morte triunfastes,

abrindo aos que têm fé

dos céus o reino eterno.

Sentastes à direita de Deus,

do Pai na glória.

Nós cremos que de novo

vireis como juiz.

Portanto, vos pedimos:

salvai os vossos servos,

que vós, Senhor, remistes

com sangue precioso.

Fazei-nos ser contados,

Senhor, vos suplicamos,

em meio a vossos santos

na vossa eterna glória.

Salvai o vosso povo.

Senhor, abençoai-o

Regei-nos e guardai-nos

até a vida eterna.

Senhor, em cada dia,

Fiéis, vos bendizemos,

Louvamos vosso nome

agora e pelos séculos.

Dignai-vos, neste dia,

Guardar-nos do pecado.

Senhor, tende piedade

de nós, que a vós clamamos.

Que desça sobre nós,

Senhor, a vossa graça,

porque em vós pusemos

a nossa confiança.

Fazei que eu, para sempre,

não seja envergonhado:

Em vós, Senhor, confio,

Sois vós minha esperança!

Veni Creator Spiritus

Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai

e enchei os corações com vossos dons celestiais.

Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par,

a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.

Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai,

por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.

A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor,

nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.

Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz,

se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.

Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer

que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer.

Amém!

Convido você a se inscrever nos Canais do YouTube @devocaoaosanjos e @aaugustarainha

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Oração Envio dos Anjos

  Na Bíblia tem várias passagens que fala que Deus envia Seus Anjos para socorrer um escolhido ou um povo eleito.  Vamos fazer a Oração do Envio dos Anjos de Deus para que eles venham em nosso socorro, em nosso auxílio: Eterno Pai, que criaste tudo no céu e na terra para Vossa glória e louvor, nós Vos agradecemos, pois nos criastes e nos concedestes a grande dignidade de sermos Vossos filhos, e nos confiastes à proteção e guia dos Santos Anjos, nossos irmãos celestes. Eis, juntamente com eles, estamos ajoelhados diante de Vós para consagrar-Vos todo o nosso viver e agir, e Vos pedimos que nos concedais o poderoso auxílio de Vossas primeiras criaturas. Assim, por eles guardados e guiados, poderemos, neste tempo, persistir e cumprir a nossa missão. Por isso, mandai-nos aqueles - que Vosso amor criador pensou. Mandai-nos aqueles - que o sopro de Vossa boca criou primeiro. Mandai-nos aqueles - que nunca Vos foram infiéis. Mandai-nos aqueles - que no princípio lançaram Satanás no ...

São Gabriel, força de Deus

São Gabriel é o Anjo do anúncio da revelação divina, seu nome significa “homem forte de Deus” ou “força de Deus” ou “emissário do Senhor”. Ele se dá a conhecer na Sagrada Escritura no Livro de Lucas 1,19 : “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova” . São Gabriel Arcanjo traz em suas mensagens a boa notícia, vindo da parte de Deus, traz a alegria, é aquele que traz a revelação divina que vem transformar a vida de quem a recebe e alegrar seu coração com tão grande graça de Deus.  Continuando em São Lucas 1, 26 - 30 o Anjo Gabriel vem revelar a grande notícia, a feliz notícia a Virgem Maria sobre o nascimento de Jesus, o filho do Altíssimo, o nosso salvador. Neste trecho do Livro de São Lucas 1 destaco os versículos 30 e 37, respectivamente: 30 “O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus ”. 37 “ Porque a Deus nenhuma coisa é impossível ”. No versículo 30 o Anjo Gabriel fala para a Virgem Maria n...