Tanto se fala em Anjos, mas você sabe quem são os Anjos, onde eles vivem, como são?
Aposto que está curioso ou com alguns questionamentos sobre os Anjos.
Os Anjos são criaturas, pois foram criados por Deus. São de natureza espiritual, não possuem um corpo físico, são eternos, ou seja, imortais, pois já vivem na eternidade.
Eles podem, em algumas ocasiões por permissão de Deus, tornarem-se visíveis, isto já remete a alguma missão, onde iremos abordar mais na frente sobre a missão dos Anjos.
O Catecismo da Igreja Católica afirma que os Anjos são seres pessoais, isto quer dizer que são dotados de inteligência, sabedoria, vontade própria, liberdade, personalidade e individualidade. Como entre os seres humanos não existe um igual a outro, entre os anjos também. Cada um é único, sem repetição.
Jesus nos fala no Evangelho de São Mateus 18, 10 que seus Anjos no Céu contemplam face a face a Deus, que está no Céu. Ou seja, eles são santos, são puros, estão sempre na presença de Deus, servindo e glorificando a Deus.
Jesus é o centro da vida angélica, eles foram criados para Jesus, para obedecer o Pai e o Filho, Jesus Cristo.
Os Anjos como criaturas espirituais, têm a visão do Céu, do mundo espiritual e do mundo físico onde os homens habitam.
E exatamente o que significa a palavra Anjo? No Catecismo da Igreja fala sobre isso no artigo 329, onde diz: Santo Agostinho diz a respeito deles: “Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntarem pela designação da natureza, é um espírito; se perguntarem pelo encargo é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz. Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus”, eis uma das suas missões, ou a principal missão: servir a Deus.
No Salmo 102, 20 da Bíblia Sagrada na versão da Ave Maria diz: “Bendizei ao Senhor todos os seus anjos, valentes heróis que cumpris suas ordens, sempre dóceis à sua palavra.”
Os Anjos são poderosos executores de sua Palavra, obedientes à voz de Deus.
Como mensageiros de Deus, eles têm a missão de proteger, orientar, conduzir os homens à santidade, à salvação.
Em Hebreus 1, 14 diz: “Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?”
Desde a concepção (formação no ventre da mãe) do homem até a sua chegada ao Céu os Anjos são responsáveis por nos acompanhar e guiar, nos proteger e interceder diante de Deus por nossas necessidades, santificação e salvação.
Cada pessoa, cada fiel é cercado por um anjo protetor.
Então, como falar com os Anjos? Abre-te e confia a ele suas preocupações.
Tome sempre cuidado para não ofenderes, Ele é muito delicado e sensível.
Nunca digas que estás sozinho na batalha contra os teus inimigos, que não tem ninguém em quem possa confiar.
Isso seria uma grande ofensa que se faria a este mensageiro celestial.
Dirige-te ao seu Anjo com humildade, respeito e amor, pois ele é o escolhido por Deus para te acompanhar desde o nascimento até o Céu.
Então, uma das maiores características dos Anjos de Deus é a obediência à Palavra de Deus, à ordem de Deus. Os Anjos de Deus são obedientes ao Senhor, Deus Pai e a Deus Filho, eles vivem no Céu (lugar das criaturas espirituais puras e santas), estão sempre adorando e louvando ao Senhor, e intercedendo pelos homens na Terra, pela nossa salvação.
Quem é o Anjo da Guarda? Anjo da Guarda é o anjo designado por Deus para nos acompanhar e proteger desde o nosso nascimento (ou melhor, concepção) até o Céu.
A missão do anjo da guarda é além de proteger, conduzir o fiel à vida eterna, à salvação, quando este for destinado, o livrando e guardando dos perigos mortais da perdição.
No Salmo 90, 11 diz: “Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos".
Concluindo a principal missão do Anjo da Guarda, além de nos proteger, nos orientar, nos guardar, é nos levar ao Céu, onde o próprio Deus nos fala em Êxodo 23, 20:
"Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei".
E como devemos honrá-los? Devemos honrá-los pela nossa devoção. O nosso Anjo da Guarda nos ama unicamente por dedicação, amor maior que de pai, de mãe, de amigo, pois ele sempre está conosco, mesmo nos momentos de escuridão em que abandonamos a Deus, mas ele não nos abandona. Ele é nosso amigo, protetor e fiel. Então, devemos honrá-lo com amor e devoção.
Convido você a se inscrever no meu Canal do YouTube @devocaoaosanjos
Vamos finalizar este artigo com uma pequena oração ao Anjo da Guarda:
“Anjo da minha guarda, doce companhia, não me desampare, nem de noite nem de dia.” Amém.
Canal Anjos de DeusFonte: CIC (Catecismo da Igreja Católica) e Bíblia Sagrada.