Pular para o conteúdo principal

Quem são os Anjos?

Tanto se fala em Anjos, mas você sabe quem são os Anjos, onde eles vivem, como são?

Aposto que está curioso ou com alguns questionamentos sobre os Anjos.

Os Anjos são criaturas, pois foram criados por Deus. São de natureza espiritual, não possuem um corpo físico, são eternos, ou seja, imortais, pois já vivem na eternidade.

Eles podem, em algumas ocasiões por permissão de Deus, tornarem-se visíveis, isto já remete a alguma missão, onde iremos abordar mais na frente sobre a missão dos Anjos. 

O Catecismo da Igreja Católica afirma que os Anjos são seres pessoais, isto quer dizer que são dotados de inteligência, sabedoria, vontade própria, liberdade, personalidade e individualidade. Como entre os seres humanos não existe um igual a outro, entre os anjos também. Cada um é único, sem repetição.

Jesus nos fala no Evangelho de São Mateus 18, 10 que seus Anjos no Céu contemplam face a face a Deus, que está no Céu. Ou seja, eles são santos, são puros, estão sempre na presença de Deus, servindo e glorificando a Deus.

Jesus é o centro da vida angélica, eles foram criados para Jesus, para obedecer o Pai e o Filho, Jesus Cristo.

Os Anjos como criaturas espirituais, têm a visão do Céu, do mundo espiritual e do mundo físico onde os homens habitam.

E exatamente o que significa a palavra Anjo? No Catecismo da Igreja fala sobre isso no artigo 329, onde diz: Santo Agostinho diz a respeito deles: “Anjo (mensageiro) é designação de encargo, não de natureza. Se perguntarem pela designação da natureza, é um espírito; se perguntarem pelo encargo é um anjo: é espírito por aquilo que é, é anjo por aquilo que faz. Por todo o seu ser, os anjos são servidores e mensageiros de Deus”, eis uma das suas missões, ou a principal missão: servir a Deus.

No Salmo 102, 20 da Bíblia Sagrada na versão da Ave Maria diz: “Bendizei ao Senhor todos os seus anjos, valentes heróis que cumpris suas ordens, sempre dóceis à sua palavra.”

Os Anjos são poderosos executores de sua Palavra, obedientes à voz de Deus. 

Como mensageiros de Deus, eles têm a missão de proteger, orientar, conduzir os homens à santidade, à salvação.

Em Hebreus 1, 14 diz: “Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?”

Desde a concepção (formação no ventre da mãe) do homem até a sua chegada ao Céu os Anjos são responsáveis por nos acompanhar e guiar, nos proteger e interceder diante de Deus por nossas necessidades, santificação e salvação.

Cada pessoa, cada fiel é cercado por um anjo protetor.

Então, como falar com os Anjos? Abre-te e confia a ele suas preocupações. 

Tome sempre cuidado para não ofenderes, Ele é muito delicado e sensível.

Nunca digas que estás sozinho na batalha contra os teus inimigos, que não tem ninguém em quem possa confiar. 

Isso seria uma grande ofensa que se faria a este mensageiro celestial.

Dirige-te ao seu Anjo com humildade, respeito e amor, pois ele é o escolhido por Deus para te acompanhar desde o nascimento até o Céu.

Então, uma das maiores características dos Anjos de Deus é a obediência à Palavra de Deus, à ordem de Deus. Os Anjos de Deus são obedientes ao Senhor, Deus Pai e a Deus Filho, eles vivem no Céu (lugar das criaturas espirituais puras e santas), estão sempre adorando e louvando ao Senhor, e intercedendo pelos homens na Terra, pela nossa salvação. 

Quem é o Anjo da Guarda? Anjo da Guarda é o anjo designado por Deus para nos acompanhar e proteger desde o nosso nascimento (ou melhor, concepção) até o Céu.

A missão do anjo da guarda é além de proteger, conduzir o fiel à vida eterna, à salvação, quando este for destinado, o livrando e guardando dos perigos mortais da perdição.

No Salmo 90, 11 diz: “Porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos".

Concluindo a principal missão do Anjo da Guarda, além de nos proteger, nos orientar, nos guardar, é nos levar ao Céu, onde o próprio Deus nos fala em Êxodo 23, 20:

"Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei".

 E como devemos honrá-los? Devemos honrá-los pela nossa devoção. O nosso Anjo da Guarda nos ama unicamente por dedicação, amor maior que de pai, de mãe, de amigo, pois ele sempre está conosco, mesmo nos momentos de escuridão em que abandonamos a Deus, mas ele não nos abandona. Ele é nosso amigo, protetor e fiel. Então, devemos honrá-lo com amor e devoção.

Convido você a se inscrever no meu Canal do YouTube @devocaoaosanjos

Vamos finalizar este artigo com uma pequena oração ao Anjo da Guarda:

“Anjo da minha guarda, doce companhia, não me desampare, nem de noite nem de dia.” Amém.

Canal Anjos de Deus




Fonte: CIC (Catecismo da Igreja Católica) e Bíblia Sagrada.


Postagens mais visitadas deste blog

Indulgência Plenária de final de ano e começo do ano

  Como obter indulgência plenária no último dia do ano e no primeiro dia do ano? A constituição apostólica diz que, “para adquirir a indulgência plenária é preciso fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice (1 Pai Nosso, 1 Ave-Maria e 1 Glória). “As três condições podem ser preenchidas em dias diversos, antes ou após a realização da obra prescrita; mas convém que a comunhão e a oração nas intenções do santo Padre, o Papa, se façam no mesmo dia em que se faz a obra”. O “Manual das Indulgências” diz que “concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar o hino Te Deum (A Vós, ó Deus) em ação de graças, e será plenária, quando recitado em público no último dia do ano”. Diz também que “concede-se indulgência parcial ao fiel que recitar devotamente o hino Veni Creator (Ó vinde, Espírito Criador). A indulgência será plenária no dia primeiro de janeiro e na soleni...

São Gabriel, força de Deus

São Gabriel é o Anjo do anúncio da revelação divina, seu nome significa “homem forte de Deus” ou “força de Deus” ou “emissário do Senhor”. Ele se dá a conhecer na Sagrada Escritura no Livro de Lucas 1,19 : “Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado para te falar e te trazer esta feliz nova” . São Gabriel Arcanjo traz em suas mensagens a boa notícia, vindo da parte de Deus, traz a alegria, é aquele que traz a revelação divina que vem transformar a vida de quem a recebe e alegrar seu coração com tão grande graça de Deus.  Continuando em São Lucas 1, 26 - 30 o Anjo Gabriel vem revelar a grande notícia, a feliz notícia a Virgem Maria sobre o nascimento de Jesus, o filho do Altíssimo, o nosso salvador. Neste trecho do Livro de São Lucas 1 destaco os versículos 30 e 37, respectivamente: 30 “O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus ”. 37 “ Porque a Deus nenhuma coisa é impossível ”. No versículo 30 o Anjo Gabriel fala para a Virgem Maria n...

A Quaresma de São Miguel

  O criador da devoção da prática da Quaresma em honra a São Miguel Arcanjo foi São Francisco de Assis e foi num desses períodos de intensa oração que ele recebeu os estigmas. No ano de 1224, o santo realizou a primeira quaresma de jejum e oração, no Monte Alverne, local deserto, distante, próprio para oração. São Francisco disse: “Para honra de Deus, da bem-aventurada Virgem Maria e de São Miguel Arcanjo, príncipe dos anjos e das almas, quero fazer aqui uma quaresma”. Por devoção aos Anjos, celebrava uma quaresma de jejuns e orações durante os quarenta dias que seguem a Assunção da Santíssima Virgem Maria. Portanto, a Quaresma de São Miguel tem início com a Festa da Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto e termina no dia 29 de setembro (excluídos os domingos), festa em honra aos Santos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Pode-se montar um pequeno altar em honra a São Miguel, escolher uma penitência, e fazer as orações próprias desse tempo, exceto aos domingos. A Quar...