Sabemos que o Anjo da Guarda é nosso fiel amigo enviado por Deus.
No artigo 336 do Catecismo da Igreja Católica diz: “Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida.” Essa vida a que se refere é a vida de santidade, a vida eterna.
No Livro do Êxodo capítulo 23, nos versículos de 20 a 22 Deus nos fala:
“Vou enviar um anjo adiante de ti para te proteger no caminho e para te conduzir ao lugar que te preparei.
Está de sobreaviso em sua presença, e ouve o que ele te diz. Não lhe resistas, pois ele não te perdoaria tua falta, porque Meu nome está nele.
Mas, se lhe obedeceres pontualmente, se fizeres tudo o que Eu te disser, serei o inimigo dos teus inimigos, e o adversário dos teus adversários".
Nesta passagem bíblica, Deus nos fala que vai enviar um anjo a nossa frente para nos proteger, conduzir ao lugar santo (Céu), e nos orientar, pois ele fala em nome de Deus.
Este Anjo é o nosso Anjo da Guarda, que nos acompanha desde o nascimento até o Céu.
Assim como o Anjo da guarda obedece a voz de Deus, então nós também devemos obedecer as orientações do nosso anjo, que vem da parte de Deus para nos orientar e conduzir.
Eles são criaturas santas, puras e obedientes. A obediência é uma das suas maiores características como Anjos de Deus.
No Catecismo da Igreja fala que os anjos são criaturas espirituais, invisíveis, pessoais, santos e imortais.
São criaturas, pois foram criados por Deus por amor e para servir a Deus. Eles são criaturas espirituais, e como tal são invisíveis e imortais, pois vivem na eternidade (habitam o Céu).
No Evangelho de São Mateus no capítulo 18, versículo 10 diz: “porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus.” Nesta passagem bíblica é o próprio Jesus quem nos fala. Os anjos contemplam a Deus face a face no Céu, e por isso são puros e santos.
Eles são pessoais, tem características próprias como fala no artigo 339 do CIC (Catecismo da Igreja Católica): “cada criatura possui sua bondade e sua perfeição próprias”. Isto quer dizer que cada anjo tem sua individualidade, sua característica própria.
Vamos ver mais um pouco sobre os anjos no Catecismo da Igreja nos seus artigos de 350 a 352 que diz o seguinte:
350: “Os anjos são criaturas espirituais que glorificam a Deus sem cessar e servem a seus desígnios salvíficos em relação às demais criaturas: os anjos cooperam para todos os nossos bens.”
351: “Os anjos cercam Cristo, seu Senhor. Servem-no particularmente, no cumprimento de sua missão salvífica para com os homens”.
352: “A Igreja venera os anjos que a ajudam em sua peregrinação terrestre e protege cada ser humano.”
O dia 2 (dois) de outubro é o dia que a Igreja comemora o Dia dos Santos Anjos da Guarda, pois os anjos têm uma presença marcante especial na Sagrada Escritura, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, como mensageiros de Deus e protetores dos homens.
Na Bíblia Sagrada no Salmo 90, 11 diz: “porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos”. Esse versículo bíblico fala do Anjo da Guarda, que Deus os ordena para nos proteger em todos os nossos caminhos, em toda a nossa vida. Mas, essa proteção é para nos conduzir à salvação.
Outra curiosidade que você deve ter sobre o anjo da guarda é como se deve falar com nosso anjo? Como eles são espíritos puros e santos, pois trazem a mensagem de Deus, logo devemos tratar nosso anjo da guarda sempre com muito respeito, amor, obediência, reconhecer e confiar na sua proteção.
Dirige-te ao seu Anjo com humildade, respeito e amor, pois ele é o escolhido por Deus para te acompanhar desde o nascimento até o Céu.
Chame seu Anjo da Guarda todos os dias e peça suas santas inspirações, seu auxílio nas dificuldades, sobretudo peça sua proteção contra todo mal.
Alguns Santos tiveram uma grande intimidade e devoção aos seus Anjos da Guarda como: São Padre Pio, Santa Faustina, Santo Agostinho, São Jerônimo, São Bernardo de Claraval, Santo Ambrósio, São João Crisóstomo, Santa Gemma Galgani, Santa Catarina de Sena, São João Maria Vianney, São João da Cruz, Santo Afonso Maria de Ligório.
“Tão grande é a dignidade de cada alma, que ao nascer tem um Anjo destinado para sua guarda”, esta é uma frase bem agradável de São Jerônimo sobre o anjo da guarda.
São Bernardo ensina três maneiras que devemos honrar os santos anjos da guarda: pela reverência, pela devoção e pela confiança.
“Pela reverência; pois que estes santos espíritos e príncipes celestes estão sempre conosco e nos assistem em todas as nossas ações. Por isso que em atenção ao nosso anjo da guarda devemo-nos abster de toda a ação que desagrade aos seus olhos.
Pela nossa devoção; por causa do respeito de que é digno e do amor que nos tem. Nenhum afeto de pai, de irmão ou de amigo pode igualar o amor que nos terá o anjo da guarda. O nosso anjo da guarda ama-nos unicamente por dedicação; eis porque nos assiste mais ainda nas tribulações e não nos abandona, nem sequer quando nos revoltamos contra Deus. Procura então iluminar-nos, a fim de que pelo arrependimento voltemos logo a Deus.
Devemos ter grande confiança no auxílio do nosso anjo da guarda. O amor do nosso Deus não se contentou com dar-nos seu Filho Jesus por nosso Redentor, e a Virgem Maria por nossa advogada, quis dar-nos também os seus anjos por nossas guardas, e lhes mandou que nos assistam em toda a nossa vida: ‘Mandou aos seus anjos que te guardem em todos os teus caminhos’.”
Portanto, não aborreça seu anjo da guarda. E quando eu aborreço meu anjo? Quando faço aquilo que desagrada a Deus, quando peco, então meu anjo fica muito triste, pois ele traz a mensagem e a missão que Deus o confiou, de nos levar ao Céu,
Vamos honrar nosso Anjo com esta poderosa oração de proteção ao Anjo da Guarda.
Oração de Invocação ao Santo Anjo da Guarda:
Anjo santo, meu conselheiro, inspirai-me.
Anjo santo, meu defensor, protegei-me.
Anjo santo, meu fiel amigo, pedi por mim.
Anjo santo, meu consolador, fortificai-me.
Anjo santo, meu irmão, defendei-me.
Anjo santo, meu mestre, ensinai-me.
Anjo santo, testemunha de todas as minhas ações purificai-me.
Anjo santo, meu auxiliar, amparai-me.
Anjo santo, meu intercessor, falai por mim.
Anjo santo, meu guia, dirigi-me.
Anjo santo, minha luz, iluminai-me.
Anjo santo, a quem Deus encarregou de conduzir-me, governai-me.
Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina.
Amém.
Convido você a se inscrever no Canal do YouTube @devocaoaosanjos
Se inscreva no Canal do WhatsApp Exército de Anjos de Deus
Fonte: CIC (Catecismo da Igreja Católica), Bíblia Sagrada e Meditações de Afonso Maria de Ligório

